Assistência Social

santa-casa-logo

A Unidade de Referência em Transtorno do Espectro Autista é uma parceria entre a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo- no Centro de Atenção Integral á saúde mental- Vila Mariana e a Secretária Estadual de Saúde de SP.

São atendidos pacientes de qualquer idade e que tenham o diagnóstico de Transtorno do espectro Autista. Seu funcionamento é das 7 as 18 hrs e apresenta em seu quadro de colaboradores psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, auxiliares administrativos e nutricionista. O paciente e sua família são tratados na integralidade com tratamentos baseados em evidencias cientificas, como a Análise do Comportamento, onde toda a orientação e supervisão vem da parceria com a Clínica Gradual, integração sensorial e bases da psicologia do desenvolvimento.

A Unidade tem 3 objetivos: a) assistência, onde oferece tratamento e avaliação diagnostica. Este trabalho é em conjunto com a rede municipal e estadual da saúde. B) capacitação: onde é oferecido capacitação para profissionais internos e externos; c) pesquisa: a Unidade de Referencia por estar localizada no CAISM-Vila Mariana, sede do departamento de psiquiatria da Faculdade de Medicina da santa Casa de São Paulo, tem parceria com outros cursos e departamentos para pesquisa, bem como com outras Universidades como o ambulatório de Cognição Social da UNIFESP- , PROTEA- USP, Santa Casa de Porto Alegre, Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.