Nossa Missão

Nós buscamos promover o desenvolvimento social, intelectual e afetivo de indivíduos com desenvolvimento atípico, a partir do acolhimento e capacitação daqueles que lidam, amam e participam do cotidiano dessas pessoas, e promover a difusão e desenvolvimento da análise do comportamento aplicada no Brasil (participação em Congressos, cursos de formação, workshops,consultoria para instituições e participação em grupos de estudos).

Nossa atuação envolve o âmbito clínico que, atualmente, atende famílias na cidade e estado de São Paulo e em mais outros 17 estados brasileiros (AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PR, RJ, SC e SE), elaborando um programa de ensino individualizado para cada criança que atendemos, além de orientar e capacitar profissionais, familiares e instituições e realizar atendimentos clínicos e domiciliares. Nas consultorias fora da cidade de São Paulo, são realizadas consultorias de tempos em tempos a depender da necessidade do cliente. Este tipo de atendimento, exige que a equipe de terapeutas da Gradual se desloque até a cidade para realizar o acompanhamento do caso. Também existe a possibilidade da realização de consultorias à distância, para o mesmo perfil de cliente, contando com o envio de material orientado antecipadamente pela equipe da Gradual, que inclui filmagem da aplicação dos programas individualizados e folhas de anotações específicas.
A Gradual conta com um sistema de avaliação individualizado de cada criança baseado nos PCNs (Plano Curricular Nacional) e no currículo do MEC. A partir disso, mapeamos dificuldades e potencialidades para fazer um Currículo Adaptado e Individualizado que gera materiais adaptados. Além disso, entendendo as vias de aprendizagem do autismo, a partir da caracterização diagnóstica, indicamos algumas adaptações de materiais e estímulos favoráveis para atenção e motivação dos alunos com autismo na sala de aula. Nossa abordagem une a psicopedagogia com os princípios da Psicologia Comportamental (conhecida como ABA – Análise Aplicada do Comportamento -, uma a abordagem com eficácia comprovada cientificamente). Os princípios da Psicologia Comportamental garantem a aplicação de procedimentos eficazes para a criança com autismo prestar atenção, colaborar e aprender com este material adaptado. Um bom Currículo e um bom Material não estariam completos se não conseguíssemos técnicas para manejar os comportamentos dos autistas (que apresenta dificuldades peculiares que podemos discutir a partir da caracterização diagnóstica). Além disso, trabalhamos desenvolvendo uma terapia individualizada, no contra turno da escola, que garante a aquisições dos pré-requisitos básicos para aquela criança acompanhar depois as exigências do ambiente escolar. Temos então um trabalho de parceria com a Sônia Lucca (nossa psicopedagoga) especialista em distúrbios da aprendizagem e responsável pelo curríclo e material adaptado no processo de inclusão das nossas crianças.
A Gradual também multiplica os conhecimentos da equipe através de cursos de extensão e workshops, que podem ser assistidos de forma presencial ou à distância – através da plataforma EAD do Grupo Gradual (www.eadgradual.com.br) – pelos estudantes, profissionais e pais que buscam se aprimorar na área do desenvolvimento atípico.