De todos os hábitos que os pais podem inspirar em seus filhos, a leitura com toda a certeza é o mais promissor. Quando uma criança lê, ela cresce, aprende e viaja a destinos inimagináveis.
A Gradual separou 5 dicas de livros infantis que falam sobre neurodiversidade para você ler com seu pequeno. Quem planta conhecimento, colhe frutos incríveis. Boa leitura!
1 – CAPAZ
Escrito por Emília Nuñez. Ilustrado por Paloma Santos.
Um livro infantil inspirador que celebra a diversidade, a inclusão e a construção de uma sociedade anticapacitista, especialmente nas escolas. A obra destaca a importância de itens de acessibilidade, como piso tátil e escrita em Braille, e enfatiza que tanto adultos quanto crianças podem mudar a vida de alguém por meio das suas ações.
2 – MEU AMIGO FAZ IIIII
Escrito por Andréa Werner. Ilustrado por Kelly Vaneli.
“Ele me ensinou sobre como é legal ver a areia cair e eu o ensinei a brincar de pega-pega. Quando ele fica triste, chora e se deita no chão, eu me deito ao lado dele e digo: ‘Eu estou aqui, já vai passar’.” Andréa Werner é mineira, jornalista e escritora. Em 2010, após uma suspeita levantada pela escola e a posterior investigação médica, descobriu que seu filho Theo, que estava prestes a completar 2 anos, era autista. “Meu amigo faz iiiii” é seu primeiro livro infantil. Ensinar às crianças que a diversidade é natural, saudável e positiva é um passo importante e essencial para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
3 – AUTISMO EXPLICADO PARA CRIANÇAS
Escrito por Kaká Lobe. Ilustrado por Matheus Lobe
Três gerações reunidas pela conscientização do autismo. Você deseja ensinar ao seu filho a aceitar-se e aos outros como eles são? Este livro ilustrado e interativo sobre diversidade será seu melhor assistente. Um diálogo que explica o TEA (Transtorno do Espectro Autista) de forma leve e divertida. Escrito por Kaká (do @autismokaka) e ilustrado por Matheus, mãe e filho no espectro do autismo, e com a edição da avó Marize (@artbymakinsta), a obra Autismo Explicado para Crianças ensina a importância das diferenças que nos tornam únicos e incentiva o leitor a abraçar a diversidade e a praticar a inclusão, além de ajudar os pequenos no espectro autista a acreditarem em si e a alcançarem todo o seu potencial.
4 – O FONE QUE NÃO TOCA MÚSICA
Escrito por Thais Cardoso. Ilustrado por Bruna Dorneles.
Este é um livro para ser lido por toda criança, otimizando que elas entendam desde o começo da vida a importância do respeito, da amizade e da inclusão. Aborda o bullying de forma muito educativa, incentivando que a criança que sofre bullying aprenda a pedir ajuda e que os colegas, de maneira geral, respeitem que cada um é diferente do outro. A temática do autismo é o fio condutor.
5 – UMA MENTE DIFERENTE
Escrito por Natasha Meschiatti. Ilustrado por Thassiel Melo.
Pode parecer muito difícil acolher alguém diferente. Por isso, este livro procura explicar como funciona a mente de uma criança no espectro autista e, assim, tornar muito mais fácil para as demais crianças compreendê-la e se tornarem verdadeiros amigos. Esta é a história de um menino alegre e amoroso, que adora socializar, mas que tem muita dificuldade em se comunicar e manter sua mente calma. Isso pode assustar as outras crianças, que não sabem como lidar com ele. Durante a história, o menino mostra às demais crianças como pode ser fácil ajudar e derrubar as barreiras para que ele seja incluído e querido pelos amigos.