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Supervisão à distância

A  Gradual presta consultoria e supervisão para famílias e equipes de intervenção de crianças, adolescentes e adultos com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) ou outros transtornos do neurodesenvolvimento, em diversos estados do Brasil.

Esse serviço inicia com uma avaliação, que pode ser feita em nossa sede em São Paulo, com a equipe transdisciplinar de profissionais, ou na cidade onde a criança ou o adolescente mora. Quando é feita na residência, uma das nossas supervisoras vai até a cidade e fica de 3 a 5 dias observando a rotina da pessoa em casa, na escola e nas terapias, para a coleta de dados.

Outra forma de fazer essa avaliação a distância é através de recursos digitais. Recebemos vídeos, relatórios e outros registros de como a criança ou o adolescente se comporta nos diversos contextos de sua vida. Logo após, analisamos esses dados e fazemos devolutivas com a família e a equipe.

Depois da avaliação inicial, montamos o Plano de Intervenção Comportamental (PIC) com as principais metas da intervenção, ou seja, os comportamentos novos, a ser ensinados, e os comportamentos disruptivos, a ser minimizados, bem como os procedimentos que utilizamos para alcançar essas metas.

O PIC é apresentado à família e à equipe de profissionais que atende a criança na cidade dela. Treinamos, mais diretamente, os ATs (acompanhantes terapêuticos) que vão aplicar os programas de ensino e manejo de comportamentos, seguindo o PIC nas terapias individualizadas em casa e na escola.

        Depois desse primeiro momento de avaliação inicial, construção do PIC e treinamento da equipe nos programas de ensino, seguimos acompanhando a criança ou o adolescente, por meio de consultorias a distância ou presenciais. Nos encontros a distância, recebemos registros dos programas utilizados e dos vídeos de cada procedimento sendo aplicado. Então, analisamos esse material e fazemos reuniões on-line com familiares e membros da equipe para dar novas orientações de continuidade da intervenção.

Nos encontros presenciais, a supervisora que está à frente do caso vai até a cidade e fica de 3 a 5 dias avaliando toda a intervenção na casa, na escola e nas terapias, coletando dados, analisando a evolução e dando novos treinamentos e orientações para familiares, profissionais e ATs.

Além dos momentos de consultorias presenciais e on-line, a supervisora do caso está sempre à disposição da família e dos profissionais, pelo grupo de WhatsApp do cliente, tirando dúvidas pontuais, comemorando avanços e discutindo cada detalhe da intervenção com todos os envolvidos.