De acordo com as leis brasileiras, toda criança tem direito à educação. As crianças diagnosticadas com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) ou outros transtornos do desenvolvimento possuem necessidades educacionais especiais e, por isso, precisam de algumas adaptações ambientais para conseguir se encaixar no contexto escolar, acompanhar a rotina e realmente aprender. A inclusão escolar e todas as adaptações ambientais necessárias para isso são direitos das crianças e dos adolescentes com qualquer tipo de deficiência.
Nós, da Gradual, trabalhamos para garantir a inclusão escolar das nossas crianças e dos nossos adolescentes. Iniciamos esse processo com uma avaliação na escola, onde coletamos dados acerca do comportamento do aluno e do seu aproveitamento em cada contexto desse espaço e em cada momento da rotina. Nessa avaliação, a nossa equipe pedagógica analisa o currículo e o material acadêmico oferecido para a turma.
Com base nesses dados, montamos um plano de intervenção que visa garantir maior participação e um melhor aproveitamento acadêmico, além de melhorar as habilidades sociais e de interação da criança ou do adolescente com seus pares.
A nossa equipe, em parceria com a equipe da escola, constrói um Plano de Ensino Individualizado (PEI), que consiste em uma adaptação do currículo acadêmico às necessidades individuais da criança ou do adolescente.
Finalmente, iniciamos um processo de treinamento da equipe escolar (professores, auxiliares de turma e ATs – acompanhantes terapêuticos) na aplicação de todos os procedimentos de ensino de novas habilidades e no manejo de comportamentos disruptivos necessários nesse ambiente.
Além disso, orientamos a equipe de coordenação e orientação educacional acerca das necessidades de adaptação do ambiente (com uso de pistas visuais) e da rotina escolar e uso dos diferentes espaços da escola, para garantir mais concentração e organização sensorial da criança.
Durante toda a nossa intervenção, mantemos a coleta de dados na escola por meio de observações diretas (ao vivo) ou indiretas (análise de vídeos) frequentes, para acompanhar o processo de inclusão escolar e, com esses dados, continuamos orientando toda a equipe da escola acerca das novas estratégias, garantindo o sucesso da inclusão.