1 – Theo – Poucas palavras, muitos sentimentos – Tatiana Takeda e Adriana Mendonça
O livro mostra como se sente uma criança autista no ambiente escolar e familiar. O exemplar, escrito a quatro mãos pela professora e advogada Tatiana Takeda e a ilustradora Adriana Mendonça, nasceu do convívio das autoras na escola dos filhos (eles eram colegas de escola) e do desejo de falarem sobre inclusão. Theo emite poucas palavras, mas consegue transmitir muitos sentimentos com seu comportamento que foge do que a sociedade denomina “convencional”.
O livro é acima de tudo um convite a um olhar de empatia para os que enxergam o mundo de forma diferente das outras pessoas. Uma leitura de encher o coração.
2 – O cérebro autista – Temple Grandin e Richard Panek (Editora Record)
Ao mesclar importantes e surpreendentes descobertas com a sua própria experiência como autista, Temple Grandin evidencia os avanços científicos na área. Somos apresentados a cientistas e estudiosos que exploram teorias inovadoras sobre as causas do autismo. Além disso, a autora compartilha suas ressonâncias cerebrais para mostrar quais anomalias podem explicar os sintomas mais simples, e destaca transtornos sensoriais frequentemente desconhecidos.
Segundo Grandin, pais, professores e terapeutas devem evitar se prender a rótulos. Ela argumenta que a educação de crianças autistas não deve se centrar apenas em suas fraquezas: estudos revelam que elas têm pontos fortes por muito tempo ignorados, sendo capazes de multiplicar as formas de aproveitamento de suas contribuições únicas. O livro apresenta o poder transformador de tratar o autismo por meio de cada um dos seus sintomas, em vez de agrupá-los todos sob o mesmo diagnóstico.
3 – A Verdade Segundo Ginny Moon – Benjamin Ludwig (Editora Verus)
Brilhante e inesquecível, A verdade segundo Ginny Moon narra a jornada de uma garota para encontrar o caminho de casa. Um dos romances mais originais dos últimos anos, este livro vai arrancar lágrimas do leitor e fazê-lo torcer pela teimosa, impulsiva e heroica Ginny Moon.
4 – A Escova de Dentes Azul – Marcos Mion (Panda Books)
O Natal está chegando! E com ele o momento de escrever a cartinha para o Papai Noel. O que será que as crianças vão pedir de presente? Donatella tinha uma lista organizada com vários itens e Stefano queria os brinquedos mais modernos. Romeo, por sua vez, queria algo muito simples, o que surpreendeu toda a família. Nesta emocionante história, você irá conhecer um garoto muito especial que, com a sua pureza e simplicidade, mostrou a toda sua família o verdadeiro significado do espírito natalino. Esta história nasceu do texto que emocionou o Brasil: Lições que aprendi com meu filho autista, de Marcos Mion.
5 – A Diferença Invisível – Mademoiselle Caroline e Julie Dachez (Editora Nemo)
Marguerite tem 27 anos, e aparentemente nada a diferencia das outras pessoas. É bonita, vivaz e inteligente. Trabalha numa grande empresa e mora com o namorado. No entanto, ela é diferente. Marguerite se sente deslocada e luta todos os dias para manter as aparências. Sua rotina é sempre a mesma, e mudanças de hábito não são bem-vindas. Seu ambiente precisa ser um casulo. Ela se sente agredida pelos ruídos e pelo falatório incessante dos colegas. Cansada dessa situação, ela sai em busca de si mesma e descobre que tem um Transtorno do Espectro Autista. Sua vida então se altera profundamente.