Se você anda perdido para conseguir organizar o dia a dia com as tarefas pessoais e a criação dos filhos, estabelecer uma rotina é o que pode te tirar do sufoco.
Para crianças autistas, a rotina é uma peça fundamental para proporcionar segurança emocional, dar previsibilidade, criar um cenário fértil para a aprendizagem, além de promover um crescimento saudável em todos os sentidos.
Como fazer?
1 – Olhar individual
Observe o perfil da criança, sua personalidade, seu nível de suporte, suas atividades diárias e suas preferências. Conhecer as particularidades vai ajudar a traçar um plano semanal mais positivo.
2 – Seja criativo
Crianças autistas geralmente se comunicam melhor com ferramentas visuais. Utilize calendários lúdicos, quadros de rotina, música e símbolos que deixem claro os horários e a atividade a ser realizada.
3 – Crie uma rede de apoio
A rotina em casa, na escola, na clínica ou em outros ambientes que a criança frequenta precisa estar alinhada. Busque a ajuda de profissionais e familiares e trabalhe de mãos dadas pelo bem da criança.
4 – Seja flexível
Até que determinada atividade se torne um hábito na vida da criança, esteja aberto a adaptações para tornar o processo mais leve e construtivo. Se preciso for, comece tudo de novo, de uma forma diferente.