Find Us

Jl Cempaka Wangi No 22, Jakarta

Opening Hours

Mon - Fri : 09.00 AM - 03.00 PM

Personagens Gradual_RenatoCarlos-17

Como tornar as festas de fim de ano mais atrativas para o autista?

Dos 12 meses do ano, dezembro com toda a certeza é o mais festivo. As celebrações de Natal e de Ano-Novo, porém, podem ser um grande desafio para crianças e adolescentes dentro do espectro autista.

Mas não se desespere! A Gradual separou algumas dicas para você se preparar da melhor forma e tornar esse momento especial para seu filho e para toda a família.

1 – DECORAÇÃO

O autista precisa de previsibilidade sobre o que vai acontecer. Por isso, inclua ele nos preparativos já no início do mês. Peça ajuda, por exemplo, para montar a árvore de Natal e colocar pisca-piscas na casa.

2 – NO CLIMA DO NATAL

Você pode assistir a filmes, ler livros sobre o Natal ou até mostrar fotos das festas dos anos anteriores. Enquanto a criança ou o adolescente se diverte e aprende, vai entrando no clima das comemorações e entendendo melhor tudo o que vai acontecer.

3 – UM PRESENTE TODO ESPECIAL

Vocês podem customizar juntos cartões de Natal ou pequenos presentes para entregar para a família e os amigos. Abuse das cores, texturas e enfeites.

4 – QUADRO DE ROTINA

No dia da festa, crie um quadro de rotina com imagens sobre o que vai acontecer. Por exemplo (banho – vestir a roupa – comer – abrir os presentes – brincar – fogos – dormir). Isso vai ajudar o autista a ficar mais seguro e confortável com o dia diferente.

5 – CUIDE DOS DETALHES

O autista pode ter muitas dificuldades sensoriais e de socialização. Por isso, separe uma roupa que ele se sinta confortável, prepare uma comida que ele goste, libere o acesso aos brinquedos e objetos de interesse dele durante a festa e deixe um abafador à disposição, caso a criança ou o adolescente se incomode com o barulho dos fogos. É importante também deixar que a interação com as outras pessoas aconteça de forma espontânea.

6 – CELEBRE

Para que o momento seja especial para todos, converse antes com seus familiares e amigos sobre como é desafiante para o autista participar de festas como essas. Se todos estiverem em sintonia e respeitarem as individualidades de cada um, a festa será sem dúvida incrível.

Compartilhe este Post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
John Doe

John Doe

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

ùltimas Postagens