O atraso no desenvolvimento da fala e na comunicação como um todo é um dos aspectos mais frequentes em crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista.
Mas a pergunta que não quer calar é: o que vem antes da fala? Existe uma série de pré-requisitos para que a criança fale as primeiras palavras e consiga se comunicar de forma funcional.
1 – Intenção comunicativa
É preciso observar se a criança tem essa busca em se comunicar. Ela precisa estar motivada e encontrar um ambiente que traga esses estímulos.
2 – Contato visual
Olhar para a expressão facial do outro é fundamental para que a criança observe a pronúncia, a expressão e a sonorização.
3 – Imitação
Imitar outras pessoas por meio da repetição de gestos e sons facilita na interação social e estimula também a imitação vocal.
4 – Comunicação não verbal
A comunicação não se resume no ato de falar. Por meio de gestos, expressões corporais e estímulos visuais, a criança pode encontrar ferramentas para expressar suas necessidades e desejos.
5 – Seguimento de instruções e compreensão
A criança precisa aprender a seguir comandos básicos, como “guarde o brinquedo”, “pegue o copo” ou “jogue no lixo”. O fato dela seguir essas instruções determina também o quanto ela compreende o que está sendo pedido.
6 – Atenção compartilhada
O ato da criança conseguir manter sua atenção em uma tarefa e de dividir a atenção sobre algo com a outra pessoa demonstra interesse no que o outro tem a dizer e lhe ensinar e favorece o desenvolvimento de habilidades comunicativas.