Find Us

Jl Cempaka Wangi No 22, Jakarta

Opening Hours

Mon - Fri : 09.00 AM - 03.00 PM

Personagens Gradual_RenatoCarlos-17

O que vem antes da fala?

O atraso no desenvolvimento da fala e na comunicação como um todo é um dos aspectos mais frequentes em crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista.

Mas a pergunta que não quer calar é: o que vem antes da fala? Existe uma série de pré-requisitos para que a criança fale as primeiras palavras e consiga se comunicar de forma funcional.

1 – Intenção comunicativa

É preciso observar se a criança tem essa busca em se comunicar. Ela precisa estar motivada e encontrar um ambiente que traga esses estímulos.

2 – Contato visual

Olhar para a expressão facial do outro é fundamental para que a criança observe a pronúncia, a expressão e a sonorização.

3 – Imitação

Imitar outras pessoas por meio da repetição de gestos e sons facilita na interação social e estimula também a imitação vocal.

4 – Comunicação não verbal

A comunicação não se resume no ato de falar. Por meio de gestos, expressões corporais e estímulos visuais, a criança pode encontrar ferramentas para expressar suas necessidades e desejos.

5 – Seguimento de instruções e compreensão

A criança precisa aprender a seguir comandos básicos, como “guarde o brinquedo”, “pegue o copo” ou “jogue no lixo”. O fato dela seguir essas instruções determina também o quanto ela compreende o que está sendo pedido.

6 – Atenção compartilhada

O ato da criança conseguir manter sua atenção em uma tarefa e de dividir a atenção sobre algo com a outra pessoa demonstra interesse no que o outro tem a dizer e lhe ensinar e favorece o desenvolvimento de habilidades comunicativas.

Compartilhe este Post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
John Doe

John Doe

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

ùltimas Postagens