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Motricidade fina no autismo: como estimular?

Desenvolver habilidades motoras finas em crianças autistas é fundamental para sua autonomia nas atividades diárias, como escrever, vestir-se, escovar os dentes, manusear talheres ou brincar com pequenos objetos.

Muitas dessas crianças apresentam dificuldades nessa área por conta de alterações sensoriais, de coordenação ou de planejamento motor (dispraxia). Mas a boa notícia é que com intervenção adequada, estímulos lúdicos e paciência, elas podem avançar bastante.

A seguir, veja estratégias práticas e cuidadosas para estimular a motricidade fina em crianças com TEA:

1. Atividades com pinça e pega

Ensine e estimule a “pegada de pinça” (polegar + indicador), essencial para escrever e manipular objetos pequenos.

  • Pegue bolinhas com pinça de brinquedo

  • Coloque miçangas em um barbante

  • Brinque de transferir objetos com pinças de cozinha ou colher

2. Modelagem e massinha

Atividades como amassar, esticar, cortar com forminhas ou rolar bolinhas com massinha de modelar ajudam a fortalecer os músculos das mãos e a desenvolver a coordenação.

3. Brincadeiras de encaixe e construção

Blocos de montar (tipo LEGO), quebra-cabeças simples ou brinquedos de enroscar estimulam o controle motor e a concentração.

4. Arte e expressão

  • Rasgar e colar papel

  • Pintar com pincel fino ou cotonete

  • Fazer carimbos com dedos ou rolhas

  • Usar giz de cera pequeno (que estimula a pega correta)

5. Atividades práticas do dia a dia

Transforme tarefas simples em exercícios:

  • Abrir e fechar zíperes ou botões

  • Vestir peças de roupa na boneca

  • Ajudar a preparar alimentos (mexer com colher, descascar ovo cozido)

6. Recursos adaptados

Se necessário, use materiais adaptados:

  • Lápis com adaptador de borracha

  • Tesouras com apoio extra

  • Talheres com cabos grossos

7. Estimulação sensorial regulada

Muitas crianças autistas têm hipersensibilidade ou hipossensibilidade tátil. Se tocar certas texturas causa desconforto, comece com materiais neutros e vá progredindo. A segurança sensorial é a base para um bom desenvolvimento motor.

8. Terapia Ocupacional

O acompanhamento com um(a) terapeuta ocupacional é essencial para um plano personalizado, que respeite as particularidades da criança e utilize atividades motivadoras para ela.

❤️ CUIDADOS IMPORTANTES

  • Nunca force atividades. O aprendizado deve ser construído com leveza e prazer.

  • Dê tempo. Crianças no espectro podem precisar de mais repetições e previsibilidade.

  • Celebre pequenos avanços! Cada conquista é significativa no processo de desenvolvimento.

📚 Referências

Case-Smith, J., & O’Brien, J. C. (2015). Occupational Therapy for Children and Adolescents (7ª ed.). Elsevier.

American Occupational Therapy Association (AOTA)

Diretrizes para práticas baseadas em evidências na intervenção com crianças com autismo. Diisponível em: https://www.aota.org

Baranek, G. T. (2002). Efficacy of Sensory and Motor Interventions for Children with Autism.
Journal of Autism and Developmental Disorders, 32(5), 397–422.
 DOI: 10.1023/A:1020541906063

Ayres, A. J. (2005). Integração Sensorial e a Criança: compreendendo a disfunção de integração sensorial. Editora Memnon.

Silva, L. M. T., & Schalock, M. (2016). Estratégias de intervenção para crianças com autismo e dificuldades de coordenação motora. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 12(2), 78-87.

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