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BIRRA X CRISE. QUAL É A DIFERENÇA?

Quando uma criança se comporta de forma inadequada, a grande dificuldade é saber qual é a melhor forma de lidar com a situação. Quando entendemos a diferença entre birra e crise, isso fica muito mais fácil. Vamos ver?

BIRRA

– É intencional e busca conseguir algo, como, por exemplo: atenção, um brinquedo, um objeto eletrônico, um alimento ou até se livrar de uma tarefa ou situação indesejada.

– Geralmente é composta de choros, gritos e outros comportamentos inadequados.

– Quando a criança consegue o que quer, a birra acaba.

– Durante a birra a criança tem o controle e toma cuidado para não se ferir.

– Não é recomendado ceder ao desejo da criança no momento da birra para que não haja reforço desse comportamento. Não dê atenção a isso no momento e, depois, com calma, instrua qual seria a maneira certa da criança se comunicar e pedir algo, bem como dê as dicas e ajudas necessárias para ela emitir o comportamento esperado no momento.

CRISE

– Não é intencional e muito menos uma estratégia para conseguir algo.

– Geralmente é composta de choros, gritos, estereotipias ou até comportamentos agressivos.

– As crises são mais frequentes em indivíduos dentro do Transtorno do Espectro Autista e são ocasionadas por uma exposição a vários estímulos sensoriais (sonoros, olfativos, toque) com os quais a pessoa não sabe como lidar.

– Geralmente ocorre em uma intensidade maior que a birra e dura mais tempo.

– Durante a crise a criança dificilmente tem o controle e pode se ferir.

– Na crise a criança pode também não conseguir seguir comandos verbais ou executar o que o adulto pede.

– A melhor forma de lidar com a crise é levar essa criança para um outro ambiente, que não tenha barulho ou luz intensa, e ficar com ela até se acalmar.

Se você identificou que seu filho tem crises, procure uma terapeuta ocupacional para fazer uma avaliação sensorial e direcionar a melhor forma de lidar com essa situação a longo prazo.

Entender a causa desse tipo de comportamento é fundamental para estabelecer estratégias e proporcionar uma infância feliz sem prejuízos à comunicação e à socialização.

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