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Vocabulário do autismo

ABA, TO, ecolalia, propriocepção. Você sabe o significado dessas palavras? Esses termos relacionados ao autismo parecem um quebra-cabeça de mil peças, principalmente para os pais que acabaram de receber o diagnóstico e ainda estão se familiarizando com o assunto.

Mas nada é tão difícil quanto parece. A Gradual separou os principais termos que você provavelmente vai ouvir, ler e falar na sala do médico, nas terapias e no dia a dia. Trouxemos somente o significado e uma breve explicação de cada palavra, para você dar o primeiro passo nessa estrada de conhecimento. Vamos lá?

TEA Transtorno do Espectro Autista. A classificação médica oficial de autismo.

Espectro O autismo é considerado um espectro, pois se manifesta com inúmeras intensidades e de múltiplas formas. Cada autista manifesta o transtorno à sua maneira.

DSM Sigla em inglês de Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, que traduzido significa Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. É uma lista de diagnósticos em saúde mental publicada pela Associação Americana de Psiquiatria (APA) e que serve de referência para profissionais da área em todo o planeta.

ABA Sigla para Applied Behavioral Analysis. Em tradução livre, é a Análise do Comportamento Aplicada, a ciência que fundamenta as principais intervenções baseadas em evidências científicas para o tratamento de autistas.

Denver O Modelo Denver também é ABA, uma forma mais naturalista de aplicá-la. Geralmente é utilizado em intervenções para crianças de 1 a 5 anos de idade.

Ecolalia Repetição de sons, palavras ou até frases sem função de comunicação e com função auto-estimulatória.

Meltdown “Colapso”, uma crise explosiva causada por sobrecarga emocional, sensorial ou social.

Shutdown Uma crise considerada mais interna, que envolve a retirada ou a dissociação da pessoa, ficando isolada, congelada ou paralisada.

Estereotipia ou stim Movimentos repetitivos que ajudam os autistas a lidar com o excesso de estímulos e se reorganizarem sensorialmente, como balançar o corpo em movimento pendular, sacudir as mãos ou os braços ou mexer constantemente os dedos. Estas respostas são, normalmente, mantidas por reforçamento automático, ou seja, auto-estimulação.

Mascaramento ou masking É quando, consciente ou inconscientemente, um autista busca camuflar as manifestações do transtorno.

Síndrome de Savant É uma alteração psíquica rara, em que a pessoa possui incríveis talentos e habilidades, que geralmente estão relacionados com memória, cálculo ou artes.

Hiperfoco É um interesse fixo e específico por determinado tema ou objeto, que faz com que esse indivíduo se destaque e saiba mais sobre o assunto do que outras pessoas e tenda a falar e pensar mais sobre este assunto do que sobre qualquer outro assunto.

Terapia Ocupacional ou TO Área de formação e atuação que estuda o desenvolvimento humano e a interação da pessoa com o meio ambiente por meio de atividades diárias, bem como as interações do organismo com o meio ambiente por meio dos órgãos dos sentidos, buscando organizar possíveis alterações e disfunções sensoriais.

Transtorno do processamento sensorial É uma condição que afeta a forma como o cérebro processa as informações sensoriais (os estímulos ou sentidos). Pode ser uma comorbidade associada ao autismo ou se manifestar de forma individualizada.

Sistema vestibular É o que dá a orientação espacial, o equilíbrio e coordena os movimentos. Muitos autistas têm dificuldades de controlar esse sistema.

Propriocepção É a capacidade do corpo de sentir em que posição estamos em relação às outras coisas. A propriocepção também mede a força necessária para criar esse movimento, levando em conta as coisas que estão próximas. É um sentido que faz a gente entender onde estão as nossas partes do corpo (braços, pernas, cabeças etc.).

Comorbidade É uma condição de saúde que coexiste com outra. Ou seja, duas ou mais condições adversas no mesmo corpo. Constantemente, o autismo é acompanhado de comorbidades como epilepsia, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), ecolalia, entre outras. Apesar disso, as comorbidades são tratadas individualmente, e não de forma generalizada.

Cognição É a capacidade de processar informações e transformá-las em conhecimento, com base em um conjunto de habilidades mentais e/ou cerebrais, como a percepção, a atenção, a associação, a imaginação, o juízo, o raciocínio e a memória. Muitos autistas fazem terapia cognitivo-comportamental. O intuito é estimular o desempenho na escola, na universidade e na vida comum.

Neurotípíco e neuroatípico Neurotípico é  um termo que a comunidade autista utiliza para falar de pessoas que têm o desenvolvimento neurológico consistente com o que a maioria das pessoas consideraria dentro dos padrões, principalmente no que se refere aos comportamentos sociais e ao desenvolvimento linguístico. Neuroatípico ou “atípico”, portanto, é o oposto disso. É utilizado para nomear autistas ou pessoas com outras neurodivergências.

Apraxia da fala É umdistúrbio motor da fala, caracterizado pela dificuldade de planejar e programar as sequências dos movimentos da fala, criando erros de produção de sons. Um diagnóstico comumente observado em crianças com autismo.

PEI Plano Educacional Individualizado (PEI). É um documento que apresenta a adaptação curricular baseada em uma avaliação realizada sobre o aluno com necessidades educacionais específicas, e que deve guiar a adaptação de material acadêmico para este aluno na escola.

AEE Atendimento Educacional Especializado. É uma parte da educação especial cujo objetivo é atender, ao longo da vida escolar, alunos que têm necessidades educacionais especiais.

NEE Necessidades Educacionais Especiais, decorrentes de deficiências físicas, intelectuais, sensoriais, transtornos de aprendizagem, entre outros.

AT Assistente terapêutico. Profissional especializado que pode atuar em casa, na clínica ou na escola sob a supervisão da equipe multidisciplinar que acompanha a criança ou adolescente com necessidades especiais.

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