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O que são reforçadores e como utilizá-los?

Você já deve ter ouvido falar em reforçadores e como eles podem ser relevantes para lidar com comportamentos desafiadores do autismo ou para estimular o ganho de novas habilidades.

Essa estratégia faz parte da ciência ABA (Análise do Comportamento Aplicada) e recomenda-se que seja realizada por um profissional especializado. Porém, nada impede que você possa utilizar reforçadores para aplicar em casa ou na escola e trazer ganhos ao desenvolvimento infantil, seja de crianças neuroatípicas ou não.

Para começar, precisamos entender o que é comportamento. Todo comportamento, seja ele desafiador ou não, segue a mesma estrutura: antecedente –> comportamento –> consequência. Ou seja, para entendermos um comportamento e saber lidar com ele, precisamos olhar para o que acontece antes e depois.

O reforçador, como o nome já indica, consiste em uma consequência para um comportamento que aumenta a probabilidade de essa ação acontecer com maior frequência no futuro. Se a criança ganha algo bom ou prazeroso ou se livra de algo ruim ou aversivo após a emissão de um determinado comportamento, provavelmente vai repetir esse comportamento no futuro para ter estes ganhos novamente.

Por exemplo, se você quer que a criança estabeleça contato visual com você, pode utilizar cócegas como reforçador, desde que as cócegas sejam algo prazeroso e divertido para ela. Cada vez que ela olhar para você, você volta a fazer cócegas. Ela se diverte e, com isso, é estimulada a responder ao olhar, para ganhar mais cócegas.

Outro exemplo: você quer estimular a criança a comunicar devidamente que ela quer beber água. Toda vez que ela falar “eu quero água” ou apontar para uma pista visual de “água”, você dá o copo de água e reforça esse comportamento. Quando ela pedir chorando, gritando ou se jogando no chão, você não oferece o copo de água. Dessa forma, você está desestimulando esse comportamento inapropriado e estimulando a comunicação funcional vocal ou por pistas visuais.

Cada pessoa, tendo características únicas, é estimulada por diferentes tipos de reforçadores. Para alguns, os reforçadores naturais fazem efeito e outros necessitam de reforçadores artificiais. Vamos conhecer as diferenças:

Reforçadores naturais: são consequência reforçadoras produzidas diretamente pela resposta, sem a mediação de outra pessoa. Por exemplo, o reforço natural do comportamento de estudar é aprender; o reforço natural do comportamento de tomar banho é ficar limpo etc.

Reforçadores artificiais ou arbitrários: são reforçadores disponibilizados por outra pessoa ou pelo ambiente ao redor, mas que não têm relação direta com a resposta emitida antes. Por exemplo, o reforço artificial do comportamento de estudar pode ser obter uma nota boa; o reforço artificial do comportamento de tomar banho pode ser ter acesso à TV que os pais prometeram para depois do banho etc.

Reforçadores Sociais: Resultam da nossa relação com os outros (atenção, abraços, beijos, colo, elogios, cócegas etc).

Reforçadores Tangíveis: coisas materiais (brinquedo favorito, eletrônicos, alimentos preferidos).

O ideal é sempre priorizar os reforçadores sociais naturais, ou seja, que já estejam ligados à própria atividade ou brincadeira. No caso de crianças autistas, essa valorização social pode não ser reforçadora. Por isso, é mais eficaz recorrer a reforçadores tangíveis. Mas lembre-se de sempre ter um controle e um monitoramento sobre o uso desses materiais, principalmente quando se trata de alimentos e eletrônicos.

Para que os reforçadores realmente tragam benefícios, é preciso ficar atento a alguns pontos:

1 – Antes de começar, defina quais habilidades você gostaria de ensinar ou qual comportamento desafiador você quer minimizar.

2 – Defina com que frequência esse reforçador deve ser usado e faça isso assim que o comportamento-alvo a ser ensinado acontecer. Crianças autistas aprendem melhor com repetição.

3 – Seja sensível ao valor do reforçador. Se a criança perder o interesse, procure outro reforçador e substitua.

4 – Seja criativo e utilize os materiais que você tem em mãos. Uma simples bolha de sabão pode ser um reforçador incrível para estimular o ganho de novas habilidades.

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