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Hiperfoco: saiba como trabalhar de forma positiva

O hiperfoco ocorre quando crianças dentro do espectro autista apresentam intensa concentração e interesse em determinados temas, atividades ou objetos específicos. Ao contrário do que é observado em crianças neurotípicas, nas quais o foco de interesse pode variar rapidamente, as crianças com TEA podem dedicar longos períodos de tempo em atenção profunda a assuntos específicos.

Esse interesse restrito pode gerar oportunidades para desenvolver habilidades excepcionais em áreas específicas. No entanto, pode apresentar desafios quando interfere nas atividades diárias ou na aprendizagem de habilidades sociais.

É crucial compreender e respeitar o hiperfoco das crianças com TEA, utilizando estratégias para promover um desenvolvimento equilibrado e sadio.

Para isso, trouxemos algumas dicas[1]  eficazes de como trabalhar o hiperfoco de forma positiva. Confira abaixo:

Identificação de Interesses: reconheça os interesses específicos da criança. Compreender suas paixões permite direcionar o hiperfoco de maneira produtiva.

Integração na Rotina: incorpore os interesses ao dia a dia. Se o hiperfoco está relacionado a determinados temas, objetos ou atividades, encontre maneiras de incluir este tema em tarefas cotidianas.

Utilização na Aprendizagem: integre os interesses ao processo educacional. Associar conceitos acadêmicos aos temas de hiperfoco pode aumentar a motivação e a retenção do conhecimento.

Socialização Positiva: use os interesses como ponte para a socialização. Incentive interações sociais por meio de atividades relacionadas ao hiperfoco, proporcionando oportunidades para compartilhar interesses com os outros. Mas lembre-se de estimular, também, a variabilidade de interesses, ensinando a criança ou adolescente a também falar e se interessar pelos temas que os outros querem falar.

Desenvolvimento de Habilidades: explore maneiras de transformar os interesses em oportunidades de desenvolvimento de habilidades. Por exemplo, se a criança se interessa por desenhos, estimule o desenvolvimento da coordenação motora fina por meio da arte.

Estabelecimento de Metas: colabore com o indivíduo, para estabelecer metas relacionadas aos interesses dele. Isso pode promover autoestima e senso de realização.

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