Find Us

Jl Cempaka Wangi No 22, Jakarta

Opening Hours

Mon - Fri : 09.00 AM - 03.00 PM

Personagens Gradual_RenatoCarlos-17

O que é aprendizagem sem erro? 

Por Fernanda de Lima, Lauren Prestes, com a curadoria da Dra. Leila Bagaiolo. 

A aprendizagem sem erro nada mais é do que a programação de contingências de ensino para a construção de novas habilidades com o mínimo possível de ocorrência de erros. O terapeuta garante que a resposta do aluno esteja correta. E como fazer isso? 

Uma das principais estratégias é o uso de dicas variadas ao longo do processo de ensino. Elas podem ser disponibizadas da dica mais intrusiva para a menos intrusiva ou vice-versa. Isso vai depender do nível de funcionamento da criança, da dificuldade da tarefa e do momento de ensino.

As principais dicas são: 

– ecóica

– intraverbal

– visual

– física

Subtítulo: Hoje falaremos sobre a dica ecóica

O ecóico consiste na duplicação, com correspondência ponto a ponto, do antecedente verbal vocal apresentado. É um comportamento mantido pelas consequências sociais fornecidas pela audiência. (SKINNER, 1957)

Vamos entender na prática como funciona? Para ensinar a criança a nomear uma bola, por exemplo, deve-se seguir as seguintes etapas: 

– Apontar para a bola e dizer imediatamente “bola”; 

– Repetir a ação até que a criança imite “bola” algumas vezes; 

– Reforçar imediatamente cada resposta da criança.

– Após várias tentativas, diminuir gradualmente a intensidade da palavra “bola” até não falar mais.

– Neste ponto, a criança eventualmente responderá ao vê-lo apontar para uma bola e perguntar “o que é isto”?. 

– Cada resposta correta deve ser reforçada. 

– Quando a criança imitar consistentemente “bola”, você pode perguntar e, ao mesmo tempo, esvanecer gradualmente a palavra “bola”. 

– Você poderá dizer, “O que é isso? Bola”, enquanto aponta para a bola. 

– Em resposta, a criança geralmente imita “bola”. 

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando tudo que a gente posta por aqui. Você aprende, compartilha com quem interessa e todo mundo ganha. 

REFERÊNCIAS 

MELO, RAQUEL MARIA DE; HANNA, ELENICE S.; CARMO, JOÃO DOS SANTOS. ENSINO SEM ERRO E APRENDIZAGEM DE DISCRIMINAÇÃO. TEMAS PSICOL., RIBEIRÃO PRETO, V.22, N.1, P. 207-222, ABR. 2014.

MARTIN, G.; PEAR, J. MODIFICAÇÃO DE  COMPORTAMENTO: O QUE É E COMO FAZER. 8 ED. SÃO PAULO: ROCA, 2009. 

SKINNER, B. F. VERBAL BEHAVIOR, NEW YORK: APPLETON- CENTURY- CROFTS, 1957.

Compartilhe este Post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
John Doe

John Doe

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

ùltimas Postagens