É difícil, hoje em dia, quem consiga passar um dia inteiro sem precisar ficar em frente a qualquer tela, seja do celular, do computador ou da própria televisão. Segundo a OMS, o tempo de tela, principalmente de celulares e tablets, vem aumentando consideravelmente entre crianças e adolescentes. Tal prática pode trazer graves consequências durante o desenvolvimento e ao longo da vida.
Mas como reduzir o tempo de tela de crianças e adolescentes dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA)?
O mais importante é compreender que a forma mais eficaz é reduzir gradativamente, sem causar rupturas na rotina da criança ou do adolescente, enquanto criamos alternativas que substituam o tempo nas telas.
Alguns pontos importantes para considerar nesse processo:
1 – Estimule a interação com outras crianças e adolescentes em atividades físicas e brincadeiras lúdicas;
2 – Crie um quadro de rotina ou uma história social estabelecendo um horário fixo para o uso de tela. Dessa forma, eles conseguem ter uma previsibilidade do momento em que poderão ter esse atrativo.
3 – É importante respeitar o tempo de limpeza do sono, ou seja, evitar deixar que a criança ou o adolescente utilize telas menos de 2h antes de dormir, pois podem prejudicar a qualidade do sono.
4 – Crie um combinado e proponha uma atividade que ele tem menos interesse, para depois dar a recompensa do uso das telas. Por exemplo, antes de mexer no celular, a criança deverá arrumar o quarto em que estava brincando ou o material escolar da lição de casa, tomar banho, etc.
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