O Plano de Ensino Individualizado, mais conhecido como PEI, é um documento elaborado com o objetivo de adaptar o processo educacional para alunos com alguma necessidade educacional específica.
Quem tem direito ao PEI?
Autistas, alunos com outras deficiências, com altas habilidades ou superdotados e que apresentem dificuldades de aprendizagem.
Quem faz esse documento?
O PEI é elaborado anualmente por um professor especializado, em conjunto com os pais, a coordenação sociopedagógica e o núcleo de apoio às pessoas com necessidades específicas na escola da criança.
O que é preciso levar em conta para produzir o PEI?
– Descrição breve do desenvolvimento atual e da vida escolar do estudante.
– Principais interesses.
– Habilidades e dificuldades apresentadas pelo aluno.
– Avaliações anteriores já realizadas, com resultados satisfatórios.
Quais são os próximos passos?
– O PEI precisa ser aprovado pelo estudante ou pelo responsável, quando o aluno for menor de idade.
– Criar uma estratégia de ensino que atenda às necessidades específicas do aluno.
– Estabelecer metas e objetivos claros e mensuráveis.
– Acompanhar e revisar o PEI periodicamente, para detectar possíveis melhorias.
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